apple eye hands
Tireoidite de Hashimoto (TH) uma é uma auto-imune, ou seja, há produção pelo sistema imune de auto-anticorpos que destroem o tecido tireoidiano da própria pessoa. Como assim? Isso mesmo… a pessoa produz algo que funciona destruindo (ou tentando destruir) a própria tireoide. Muitas vezes há redução de sua atividade, levando ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4. Um achado comum nessas crianças é o aumento do tamanho da tireoide, Bócio.

Acha que ela é rara? Hoje a TH é considerada a doença da tireóide mais freqüente em pediatria, quando comparada às outras doenças tireóideas auto-imunes. As queixas irão depender da fase da doença, pois pode haver sintomas de hipotireoidismo ou de hipertireoidismo.

Devo pensar no hipotireoidismo em crianças com pele seca, sonolência, indisposição, queda de cabelos, cabelos ásperos, constipação intestinal, queda de rendimento escolar, baixa estatura, ou baixa velocidade de crescimento progressivamente diminuída.

Falarei em um outro post sobre o hipertireoidismo.

É comum haver recorrência da TH na família, principalmente nas mulheres. O tratamento com suplementação do hormônio tireoidiano tem como objetivo manter seus níveis laboratoriais em padrões normais para idade. Dessa forma, a criança ficará sem queixas e com adequado crescimento e desenvolvimento. Infelizmente a Tireoidite não tem cura. Embora longo, esse tratamento é felizmente simples e barato.

Em caso de suspeita, é importante procurar seu médico para ser feita investigação da doença.

Annelise Barreto – Endocrino-pediatra
CRM 8336 | RQE 3905