apple eye hands
Puberdade é a fase de transição hormonal, física e psicológica da infância para a vida adulta. Atualmente, a puberdade é considerada precoce quando inicia antes de 8 anos nas meninas e dos 9 nos meninos. Nelas, o surgimento do broto mamário (telarca) costuma ser o marco inicial, já neles, é o crescimento dos testículos. Nos últimos anos tem se verificado o início cada vez mais precoce destes sinais puberais, assim como da menarca (primeira menstruação). Uma série de fatores tem sido descritos como causadores desta antecipação como a obesidade, o estresse além de elementos chamados disruptores endócrinos que tem a capacidade de mimetizar a ação de hormônios femininos (como os pesticidas e o bisfenol A, presente em alguns recipientes plásticos). Outras causas menos frequentes são os tumores do sistema nervoso central.

Em alguns casos, a puberdade pode iniciar-se em idade normal e ser patológica, ou pode iniciar-se em idade precoce e não ser patológica. A velocidade de progressão dos sinais puberais assim como a velocidade de crescimento da criança são fatore importantes a serem avaliados.

A avaliação clínica por um endocrinologista pediátrico além de realização de exames laboratoriais e de imagens serão necessários para a decisão da melhor conduta a ser tomada.

Annelise Barreto – Endocrino-pediatra
CRM 8336 | RQE 3905

Compartilhar: